Veneranda imagem de Nossa Senhora da Abadia encontrada por frei Paio Amado e frei Lourenço no século XII. Real Santuário do Bouro- Portugal. Fonte: Venerável e Real Confraria de Nossa Senhora da Abadia do Bouro, Amares.
Real Santuário de Nossa Senhora da Abadia do Bouro. Freguesia de Santa Maria do Bouro, Conselho de Amares, Distrito e Arquidiocese de Braga- Portugal. Fonte: https://www.feriasemportugal.com/santuario-de-nossa-senhora-da-abadia
O primeiro rei português, o citado Dom Afonso Henriques, concedeu o título de “ Real Mosteiro do Bouro”, aquela comunidade, cujo templo de pedra lavrada foi construído às custas do Arcebispo de Braga. Já o grande estrategista militar Dom Nuno Álvares Pereira, que após deixar as coisas do mundo ingressou no Carmelo, vindo a ser canonizado em 2009 como São Nuno de Santa Maria, e que teve uma de suas filhas desposada com Dom Afonso, 1º Duque da Dinastia dos Braganças, da qual descendem muitos reis portugueses e os dois Imperadores do Brasil; concedeu a:” … todos os abades daquele convento… o título de capitães-mores e fronteiros-mores…” (VIEIRA: 2001,12)
Referência Bibliográfica:
VIEIRA, Monsenhor Primo. Nossa Senhora d’ Abadia- A História de uma devoção. Romaria, ASA. 2001.